A tão esperada festa de 15 anos é uma tradição muito antiga que continua sendo o sonho de muitas garotas. Afinal, é a oportunidade de comemorar uma transição muito importante na vida. Mas você sabe quando e onde essa celebração começou? Pensando nisso, trouxemos um pouco sobre a história do tão aguardado dia das debutantes:
Origem:
Tudo começou na Europa Antiga, especificamente na metade do século XVI, quando as famílias mais nobres faziam um baile para apresentar suas filhas à sociedade. Tanto que a palavra debutante vem do francês “débutant” e significa iniciante ou estreante. Também veio com uma espécie de ritual de passagem da infância para a vida adulta no 15º aniversário de uma menina. Depois desse momento, ela poderia usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e namorar.
Aliás, esse tipo de festividade começou a ter mais visibilidade internacional após a Revolução Francesa, de 1789, quando uma família nobre fugiu da guerra civil. A consequente migração para outros continentes fez com que a festa se propagasse com mais força.
A hora da valsa:
Um momento interessante da festa era quando a debutante trocava seu vestido com modelo infantil, usado na recepção dos convidados, para um adulto, com o intuito de dançar com seu pai. As danças realizadas durante a festa variavam com os costumes de cada região. No entanto, a valsa tornou-se uma tradição do evento. Desde aquela época, ao finalizar o baile, as adolescentes tinham a sensação de “liberdade” e podiam até serem apresentadas a pretendentes.
No Brasil:
No nosso país, as festividades se tornaram populares muitos anos depois, nas décadas de 50 e 60, quando passou a receber investimentos nacionais, internacionais e particulares para o desenvolvimento da indústria. Porém, com os bons resultados desse desenvolvimento, a economia se desestabilizou e mudou os costumes referentes às festas de 15 anos, que passaram a ser realizadas em conjunto e, posteriormente, trocadas por viagens. Em meados de 1990, a economia se reestabilizou e os bailes caíram novamente nas graças das jovens, passando por algumas mudanças até chegar no formato que temos atualmente.
Hoje em dia:
É claro que o evento já teve inúmeras adaptações e atualizações. Mas, a valsa continua sendo pedida por aquelas que curtem o estilo mais clássico. Além disso, cada vez mais as meninas optam por dançar outras músicas, seja com parceiros ou sozinhas, tudo dependendo do seu gosto e estilo musical. O costume de usar os dois vestidos também se mantém, até hoje. As principais diferenças estão, de fato, na passagem da infância para a vida adulta, que não tornam a festa nem um pouco menos interessante.
Independente de como será realizado o seu evento, estaremos prontos para trazer a melhor experiência de sua vida. Então entre em contato conosco e venha realizar o sua festa com a Grife que Veste o seu Sonho.